sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dicas variadas

Este tópico é para dúvidas, dicas, macetes...esperamos que gostem!

Dica para calcular preço de venda

A dúvida de muitas pessoas que estão no ramo de artesanato é calcular o preço que vai custar suas peças. Existem várias formas de se fazer isso, aqui vai uma dica dada pelo Sebrae numa revista e que achei interessante colocar aqui, principalmente, para aqueles que estão iniciando seu negócio.

Dica de como fazer o sabonete espumar

Para quem faz sabonetes artesanais uma das dificuldades que têm é como fazer o sabonete espumar mais.
O que corta a espuma é a presença de produtos oleosos (como as essências) por isso que sabonetes que contêm manteiga de karité ou manteiga de cacau, espumam menos.
A dica é acrescentar à receita um pouco de lauril, que vai fazer o sabonete espumar mais. Esse produto pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de artigos para sabonetes.


Dica como escolher a sua base glicerinada

Hoje existe no mercado uma boa variedade de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim deve-se prestar atenção na hora de comprar e ser bastante criteriosa ao escolher, observando esses ítens:
  • Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente;
  • Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme;
  • Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais. Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.
(Fonte www.sonholilas.com.br)

2 comentários:

  1. Quais seriam as marcas mais adequadas para produção de sabonetes?
    obrigada
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Bom, existem muitas marcas de glicerina por ai...Pelas pesquisas, as melhores são as da marca Peter Paiva, o que não quer dizer que não existam mais e boas também..com um menor custo.

    ResponderExcluir